Resumo

Introdução: Para o desenvolvimento deste trabalho, foram obtidos os consentimentos de seus participantes. Alguns idosos do programa Sesc de esportes, descrito como clube do Tênis de Mesa, estão aprendendo a modalidade de forma tardia. Objetivo: Descrever as principais barreiras encontradas pelos idosos para a aprendizagem do jogo de Tênis de mesa, e os principais motivos para a sua aderência/permanência nas aulas. Desenvolvimento: O programa esportivo “Clube do Tênis de mesa”, a partir de fevereiro de 2022, recebeu em sua turma, mais 5 (cinco) alunos considerados idosos, que nunca tiveram oportunidade de aprender/e ou jogar tênis de mesa anteriormente. Ou seja, estão aprendendo uma modalidade esportiva tardia. O relato foi desenvolvido até o dia 17 de junho de 2022. Durante esse período, foram realizadas duas aulas semanais, com duração de 50 (cinquenta minutos) observando e anotando as principais ocorrências em um diário de bordo. Foram trabalhadas várias atividades coordenativas, exercícios e jogos. Com relação as barreiras encontradas pelos idosos apresentase, 1) O ato motor, ou seja, a dificuldade de executar/manusear os elementos do jogo, a bolinha e a raquete, 2) A interpretação das regras do jogo e 3) A memória para a execução dos gestos técnicos. Com relação a aderência/permanência dos idosos no clube, apresentam-se os seguintes resultados. 1) Fatores sociais, como ter contato com outras pessoas e aumentar o relacionamento, 2) Nunca ter tido oportunidade de aprender ou jogar o tênis de mesa, 3) Buscar uma atividade que melhore a saúde e qualidade de vida. Sugestões: Entendendo que mesmo na velhice, o ser humano é capaz de aprender, ou seja, é um processo que se estende por toda a vida, e que para que o ensino, vivência e aprendizagem possam ser bem sucedidos, deve-se manter a manutenção do aspecto lúdico e, realizar a problematização das aulas a partir de situações-problemas.

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