Editora CRV. Brasil 2023. 372 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para libertação e não para a servidão dos homens. Jacques le Goff (1990, p. 471).
Esta obra nasce dos investimentos para entender a História da Educação Física e do Esporte no Espírito Santo. Tem como base o projeto História e Memória da Educação Física e do Esporte no Espírito Santo: autores, atores e instituições, desenvolvido no Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba. Um projeto que começou a ser efetivado no ano de 2009 para compreender o processo de desenvolvimento da Educação Física e do Esporte Capixaba, apresentando para o público a forma como essas práticas foram pensadas pelos intelectuais, materializadas como instituições e dadas a ver em livros, revistas e jornais ao longo do século XX.

O estudo ora apresentado é o resultado de um trabalho profundo de investigação que levou seis anos. Desde o primeiro contato com a produção intelectual e as práticas desenvolvidas pelo professor Aloyr Queiroz de Araújo sobre a Educação Física e o Esporte, já sabíamos que ele e a sua obra mereciam ser analisados com profundidade, pois o desenvolvimento da Educação Física no Espírito Santo, por um bom tempo, manteve relações de proximidade com as suas orientações.

No estudo inicial que realizamos sobre o papel das Olimpíadas Escolares na escolarização do esporte no Espírito Santo, percebemos a presença emblemática do professor Aloyr, um ator importante para a História da Educação Física e do Esporte Capixaba, assim como um autor também de grande relevância para o desenvolvimento pedagógico de um saber sobre o ensino da Educação Física no seu processo de escolarização

Acessar