Resumo
A educação especial entendida como produto de condições sociais concretas, e não como decorrência inevitável da existência de indivíduos portadores de deficiência, começa a ser questão educacional, no, Brasil, em meados do século XIXEnfocando b estabelecimento de u/na política nacional de educação especial,prowrou-sê retraçar o processo de conquista do direito " formal à escola e do reconhecimento dos direitos de cidadão do forfador de deficiência. ’ ,Levanta-se a questão se os avanços . observados na política de educação especial referentes ao atendimento dos direitos sociais do portador de deficiência, resultantes de conquistas de:sua organização, na prática, permitiram a superação do modelo médico tradicional. 0 exame deste problema, realizado através do estudo de caso do. atendimento educacional ao portador de deficiência em Pernambuco, que vem priorizando na política de educação especial a sua inserção no ensino regular, most rou que há alunos especiais que não estão em classes especiais ou escola especial por não ser constatada deficiência física, sensorial ou mental que intervenha no seu aprendizado escolar, mas por apresentarem inadaptação à escola regular sao tomados apenas secundariamente como aluno, sendo interpretada a sua inadaptação como doença, levando â prescrição de "tratamento pedagógico" efetuado por agentes de saúde na rede especial de ensino.