Resumo

A discussão sobre a integração escolar de alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais tem se intensificado nestas duas ultimas décadas no Brasil. Envolve questões tais como as diferentes concepções de deficiência e com ela, todo o problema de sua avaliação, diagnóstico e prognóstico. Quem pode ser considerado deficiente? Até que ponto se pode determinar um prognóstico de desenvolvimento? Qual o melhor sistema de ensino para a educação de indivíduos considerados portadores de necessidades educativas especiais? ,É a partir destas questões que discuto o processo de integração de alunos considerados "especiais" às redes regulares de ensino. O processo de integração ao qual me refiro pressupõe, além do acesso à matricula e à participação em todas as atividades escolares a possibilidade de êxito nestas atividades. O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica do processo, de integração de Rafael, um aluno considerado portador de necessidades educativas especiais, na rede municipal de ensino de Florianópolis. A partir de interações com sua turma em diferentes atividades escolares, entrevistas com Rafael e sua família, professores e outros profissionais, além da pesquisa em documentos escolares, consegui recuperar o histórico escolar de Rafael, buscando sua trajetória da instituição especial à escola regular. Sem ter a pretensão de generalizar conclusões a partir das situação de um aluno, a proposta é compreender, na especificidade da história apresentada e discutida no estudo de caso, a expressão das contradições do processo de integração de alunos considerados especiais no ensino regular. Desvelar os mecanismos utilizados pelas instituições para consolidar ou não a deficiência de Rafael possibilita uma compreensão maior sobre a polêmica discussão sobre as estratégias de integração, revelando também diferentes concepções de deficiência presentes no discurso e prática das instituições escolares, regulares ou especiais. A ruptura destas práticas passa por uma nova postura pedagógica que compreenda as dificuldades na aprendizagem, os atrasos no desenvolvimento e mesmo as diferentes formas de deficiência enquanto construções sociais.

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