Resumo

Para um melhor desenvolvimento dos jovens jogadores de futebol, tanto na vertente técnica como na tática, é necessária uma progressão pedagógica adequada. Atualmente, sabe-se que a intensidade e motivação tem um impacto direto sobre a qualidade da aprendizagem e do desempenho de jovens jogadores de futebol. Neste sentido, a prática dos jogos em campos reduzidos, adequado a cada faixa etária, é um constrangimento constantemente utilizado por diversos treinadores no processo de formação de jovens jogadores. Contudo, ainda não se tem clareza na literatura sobre a importância do comportamento da motivação e o impacto sobre a intensidade durante a realização de jogos reduzidos com diferentes tamanhos de campo. Objetivo: Verificar se existe diferença no nível motivacional e na percepção subjetiva de esforço (PSE) entre jogos reduzidos praticados em um tamanho de campo grande e pequeno. Metodologia: Foram analisados 19 jogadores do Sub-15, em 14 jogos, 7 jogos reduzidos em cada tamanho de campo. Foram utilizados dois tamanhos de campo, grande e pequeno de dimensões de 36x27m e 27x18m, respectivamente. Cada jogo teve duração de 4 minutos. Foi utilizado a escala de prazer/desprazer, e a escala Borg para PSE. Resultados: Dentre todas as análises realizadas pode ser destacado que os jogadores apresentaram um maior prazer em realizar o jogo reduzido no campo pequeno (4,2±1,0) que no campo grande (3,0±2,8), e uma menor PSE no campo pequeno (14,2±1,6) que no campo grande (15,2±2,5). Conclusão: Os jogadores tiveram um maior prazer e se sentiram menos cansados quando jogaram em campos menores. Deste modo, parece ser importante para jogadores de futebol da categoria Sub-15 a utilização de campos com dimensões menores como a utilizada neste estudo, uma vez que, desta forma o jogo torna-se mais motivador e menos cansativo o que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos jovens futebolistas.