Resumo

A qualidade tem muitos significados, podendo ser considerada multidirecional e multinível (Ko & Pastore, 2004). Isto porque o significado de qualidade pode variar dependendo de quem a está avaliando (Chelladurai & Chang, 2000) e pode ser um atributo de um produto ou serviço, o trabalho em si, os processos envolvidos no trabalho (Ko & Pastore, 2004; Spencer, 1994) ou a performance da organização (Deighton, 1992). A qualidade de instalações esportivas já vem sendo alvo de estudos na literatura internacional (Ramchandani & Taylor, 2011), e já existem alguns instrumentos que avaliam a qualidade das instalações esportivas sob o ponto de vista do consumidor (Howat et al., 1996; Moreno & Gutiérrez, 1997; Romá et al., 1989; Wakefield, Blodgett, & Sloan, 1996) e também sob o ponto de vista da equipe gestora da instalação esportiva (Bareta, De La Rocha Freitas, & Ricardo, 2015; Rial et al., 2010). O ideal seria mensurar a qualidade a partir de várias fontes de informação, tais como resultados financeiros, taxa de utilização e ocupação do espaço (gestão da instalação), equipe gestora e satisfação do consumidor. Porém há poucas iniciativas que comparam a percepção dos usuários da instalação esportiva e a equipe responsável pela gestão destes espaços. Objetivo: Identificar e analisar as semelhanças e divergências nas avaliações de usuários e gestores sobre a qualidade das instalações esportivas. Metodologia: Esta pesquisa teve abordagem quantitativa, com fins exploratório e descritivo, utilizando o método Survey (Li, Pitts & Quarterman, 2008). O instrumento utilizado para coleta de dados foi desenvolvido e validado por Amaral et al., (2025, no prelo), e possui duas versões: 1) Usuários; 2) Gestores de instalações esportivas. Os questionários são compostos de 21 questões fechadas relacionadas à caracterização da amostra (5 questões) e em relação aos itens de avaliação da instalação esportiva (16 questões), divididos em 3 áreas: Infraestrutura, Esportivo e Serviços Auxiliares. A avaliação de cada item foi realizada utilizando na escala tipo Likert: 1) Muito Ruim; 2) Ruim; 3) Razoável; 4) Bom; 5) Muito Bom. A aplicação do questionário se deu em plataforma online Google Forms. Foram encaminhados inicialmente via e-mail, convites para participação da pesquisa, além de divulgação via redes sociais e divulgado em eventos relacionados à temática de Gestão do Esporte. A amostra foi comporta de: 24 profissionais envolvidos com a gestão de instalações esportivas para o esporte de participação (média de 41 anos); e 88 usuários de instalações esportivas para o esporte de participação (média de 33 anos), e sua constituição se deu por conveniência (Creswell, 2007). As avaliações obtidas foram combinadas e analisadas de uma forma quantitativa e comparativa, por meio de análise de estatística descritiva (frequência de respostas e porcentagem). Principais Resultados: De modo geral, percentualmente os gestores tendem a avaliar os itens de forma mais positiva (“Bom” e “Muito Bom”), e os usuários apresentam mais criticidade, por apresentarem um percentual maior de respostas em “Ruim” (20% das respostas de usuários e 6% das respostas dos gestores) e “Muito Ruim” (15% das respostas de usuários e 6% das respostas de gestores). Quando analisadas as médias de respostas, foi possível identificar que todos os itens avaliadores por gestores obtiveram média maior quanto comparados com as respostas dos usuários.

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