Resumo

A Educação Física vem sofrendo grandes transformações a partir de sua chegada ao Brasil. As mudanças significativas puderam ser percebidas principalmente a partir da década de 80, quando alguns autores trouxeram propostas de práticas para esta nova área, sendo elas Higienista e Militaristas. Estas propostas nascem para cumprir a função de colaborar na construção de corpos saudáveis e dóceis que permitisse uma adequação ao processo produtivo e a perspectiva política nacionalista. No contexto escolar é uma disciplina que vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos. Partindo do princípio das transformações que a Educação Física passou, e em perspectivando o futuro, o homem passou a ser percebido através de seu corpo de diferentes formas, visando não só construir um corpo saudável e dócil, mas pensar o corpo em sua integralidade, ou seja, o homem em equilíbrio na forma biopsicossocial. Com o intuito de analisar as ementas da disciplina de lutas, o presente estudo tem como objetivo, buscar compreender através de estudo documental das ementas dos cursos, e entender como elas são integralizadas na formação inicial para que possam construir saberes capazes de efetivarem esta importante temática em suas práxis. Mediante este contexto se faz pertinente questionar: As práticas pedagógicas que os docentes utilizam dentro da disciplina de lutas nos cursos de educação física na Cornubação Crajubar contribui na formação de seus alunos para ministrar aulas de lutas na educação física escolar? Qual a formação dos profissionais que ministram tais disciplinas? Como é ofertada a disciplina de lutas nos cursos de educação física na Cornubação Crajubar? Por fim, o presente trabalho se justifica e se faz necessário para dá um olhar mais crítico a prática pedagógica dos docentes dos cursos de Educação Física da região já identificada.

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