Resumo

Introdução e objetivo: A avaliação das habilidades motoras é um recurso que possibilita obter dados de uma população específica que podem se tornar decisões válidas sobre seu desenvolvimento motor. Analisar as habilidades motoras permite melhorar habilidades necessárias para prática do futebol. O objetivo do estudo foi verificar os níveis de habilidades motoras de crianças de uma escolinha de futebol. Materiais e métodos: A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa do tipo transversal de caráter descritiva e abordagem quantitativa. Sendo a amostra 19 meninos da categoria sub 11 de uma escolinha de futebol, que foram avaliados através de um instrumento composto por testes de habilidades de locomoção e manipulação através do TGMD-2 que foi preenchido com um questionário, além da anamnese para variáveis do estudo. Para comparação entre grupos foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson e para as variáveis, foi utilizado o teste t de Student, U de Mann-Whitney e o teste de variância de via (ANOVA), e a análise dos dados foi realizada por meio do software SPSS® versão 22 para Windows®, adotando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Classificação em nível médio para quoficiente motor grosso das crianças, apresentando uma menor eficiência nas habilidades de manipulação. Discussão: O futebol pouco atua na questão de controle de objetos manipulativos, exceto o goleiro. Estudos semelhantes identificaram uma diferença significativa para habilidades manipulativas em comparação com locomotivas. Conclusão: Ao analisar os resultados, se faz necessário desenvolver práticas globais de habilidades motoras grossas além das específicas da modalidade.

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