Análise de marcadores alimentares de adolescentes do ensino médio em 2019 e 2022: um estudo transversal repetido e longitudinal
Por Ricardo de Camargo (Autor), Rodrigo de Oliveira Barbosa (Autor), Bruno Nunes de Oliveira (Autor), Gabriel Pereira Maciel (Autor), Jaqueline Aragoni da Silva (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
A adolescência é um período crítico para o estabelecimento de padrões alimentares, que podem mudar entre ou dentro de gerações. Compreender essas mudanças é importante, pois hábitos formados nessa fase impactam a saúde ao longo da vida.OBJETIVO: Avaliar mudanças nos marcadores de consumo alimentar de adolescentes do ensino médio matriculados em 2019 e em 2022, acompanhados de 2019 a 2022. MÉTODOS: Estudo transversal repetido e longitudinal, no âmbito do Estudo Longitudinal do Estilo de Vida de Adolescentes (ELEVA), com estudantes do ensino médio integrado a curso técnico em três Institutos Federais da região metropolitana de Florianópolis, SC. O consumo alimentar foi avaliado por questionário online, registrando o número de dias na semana anterior em que consumiram feijão, vegetais, frutas, doces, frituras, alimentos ultraprocessados, refrigerantes e fast food. Modelos de regressão linear mista, ajustados por sexo, nível socioeconômico e idade (transversal), foram usados para analisar variações temporais. RESULTADOS: Foram analisados 758 adolescentes em 2019 e 910 em 2022 na amostra transversal repetida (49% meninos; 51% meninas), e 163 adolescentes com dados longitudinais (38% meninos; 62% meninas). Houve aumento estatisticamente significativo na média de dias por semana do consumo de feijão em ambas as amostras: transversal (β = +0,28; IC95%: 0,06-0,49; p = 0,013) e longitudinal (β = +0,47; IC95%: 0,13-0,80; p = 0,007). Na amostra transversal, também foi observada redução na média de dias por semana do consumo de doces (β = -0,26; IC95%: -0,46 a -0,06; p = 0,011). As demais variáveis não apresentaram mudanças estatisticamente significativas. CONCLUSÃO: Houve aumento no consumo de feijão em ambas as amostras e redução no consumo de doces em 2022, em comparação a 2019. Contudo, os achados sugerem que a média de dias por semana de consumo dos demais marcadores alimentares se manteve estável no período.