Resumo

Analisar os fatores determinantes da satisfação e da lealdade a clubes de futebol, que diante de resultados esportivos negativos, possam sustentar a intenção do torcedor para continuar a consumir e a se relacionar com o clube.
Metodologia/abordagem: Foi desenvolvida uma estrutura conceitual para avaliar o impacto do envolvimento com o clube e do prestígio percebido, na satisfação e na lealdade do torcedor e o impacto desses construtos na intenção do torcedor de continuar consumindo e se relacionando com o clube. Foi realizada uma pesquisa quantitativa (survey) e os dados foram coletados por meio de um questionário online, gerando 433 respostas válidas (amostra não-probabilística, por julgamento). Para análise dos resultados utilizou-se o Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS) para desenvolver a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), por meio do software SmartPLS.2.0.
Originalidade/Relevância: As publicações acadêmicas em marketing esportivo, envolvendo especificamente o futebol são recentes e desproporcionais à popularidade do esporte no Brasil. O comportamento do torcedor brasileiro é um tema pouco explorado. A forma como a pesquisa foi conduzida e analisada é inovadora. As relações entre as variáveis analisadas ainda não tinham sido estudadas.
Principais resultados: A pesquisa trouxe evidências empíricas da importância do prestígio percebido pelo torcedor, para a manutenção da sua lealdade ao clube. Mostrou ainda, que o envolvimento que o torcedor tem com o clube influencia, direta e positivamente, a intenção de consumo das extensões da marca do clube. O envolvimento e a lealdade explicam a intenção de continuar “consumindo” as experiências promovidas pelo clube, ainda que a satisfação com o desempenho nas partidas e campeonatos esteja baixa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa ampliou a concepção de lealdade no contexto do marketing esportivo, sobretudo, em relação a clubes de futebol, que apresenta especificidades que diferem da concepção tradicional em marketing. Percebe-se que no futebol a lealdade não é, necessariamente, fruto da satisfação com o resultado das partidas/campeonato. Há outros ingredientes que podem garantir a lealdade em períodos de insatisfação com o desempenho do clube (prestígio percebido e envolvimento).

Acessar