Análise inferencial de tentativas de bandeja de três alunos universitários
Por Arthur William Santos Pinheiro (Autor), Milton Shoiti Misuta (Autor), Paulo Cesar Montagner (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: A bandeja é uma técnica usada para aproveitar a proximidade do aro e aumentar as chances de pontuação (Krause & Nelson, 2019). Objetivo: Verificar se a variação no eixo medial-lateral (Y) pode alterar a altura do arremesso e trajetória da bola, tendo como hipótese de que o deslocamento do objeto (bola) no eixo Y é um erro técnico e prejudica a realização da bandeja. Metodologia: Foram estudadas 5 (cinco) tentativas de 3 (três) alunos universitários no gesto técnico bandeja. Essas tentativas foram filmadas e depois transferidas para um ambiente de processamento (MatLab). Resultados: O aluno nº 3 percorreu em média uma trajetória com variação de apenas 0,37m que o levaram as tentativas mais próximas ao aro (2,91 m de média) e isso o diferenciou dos alunos nº1 e nº2 que tiveram médias bem mais baixas (2,62 m e 2,12m) por conta das suas médias na variação em no eixo medial-lateral (1,03m e 1,01m, respectivamente). Conclusão: Os resultados indicam que a variação no eixo medial-lateral (Y) influencia significativamente a eficácia da bandeja no basquete. O aluno nº 3, que apresentou menor variação nesse eixo, conseguiu arremessos mais próximos ao aro, resultando em tentativas mais bemsucedidas. Esses achados confirmam a hipótese de que o deslocamento da bola no eixo Y é um erro técnico que prejudica a execução da bandeja, ressaltando a importância de manter uma trajetória estável para otimizar a pontuação.