Resumo

Os materiais educativos impressos tem sido uma das ferramentas utilizadas nas estratégias de educação em saúde. São poucos os estudos que avaliam a aplicabilidade desses materiais educativos. OBJETIVO: Verificar a aplicabilidade de uma cartilha educativa para o incentivo da prática de atividade física de pessoas idosas. MÉTODOS: Foi realizado um estudo quase-experimental com análise quanti-qualitativa, com 76 idosos de ambos os sexos, praticantes de atividade física de grupos de três Unidades Básicas de Saúde do município de Londrina - PR. Os idosos receberam o material educativo, orientações de leitura e o incentivo para realizar o programa de caminhada e os exercícios domiciliar da cartilha, no mínimo, duas vezes por semana, durante quatro semanas. Para a avaliação da a taxa de retenção, adesão do programa de exercícios físicos domiciliar sugerido na cartilha e barreiras para a prática, foi utilizado um questionário validado por Picorelli et al., (2015). A aplicabilidade da cartilha foi mensurada mediante um grupo focal com nove idosos sorteados dentre os participantes do estudo. A comparação da percepção de barreiras para a prática entre os idosos que aderiram e não aderiram ao programa de exercício domiciliar, foi realizada através do teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher. O índice de significância adotado foi de 5%. Para análise das informações obtidas no grupo focal, as falas foram gravadas e transcritas e o seu conteúdo categorizado seguindo as recomendações de Bardin (2011). RESULTADOS: Foi observado uma taxa de retenção e adesão do programa de exercício de 53% e 32% respectivamente. Além disso, 17% dos idosos realizaram a caminhada. As barreiras "estar participando de programas de exercício físico supervisionado" e "falta de tempo" foram as mais referidas entre os sujeitos que não realizaram o programa de exercícios. CONCLUSÃO: o material possibilitou aumento no nível de atividade física e de conhecimento dos idosos, podendo ser utilizado com uma estratégia complementar para orientar e incentivar a adoção de um estilo de vida mais ativo.

Acessar