Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência adquirida no subprojeto “As Práticas Corporais como Ações Humanas no Tempo e no Espaço”, do Programa Residência Pedagógica (PRP), oferecido por intermédio de bolsa de iniciação à docência pela CAPES, em que um dos principais objetivos desse subprojeto é o de aperfeiçoar a formação inicial dos futuros professores de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio do repensar as práticas corporais com ênfase na temática étnicoracial, tendo como sustentação para este subprojeto a Lei 11.645/08 que institui no Art. 26- A. Como explicita em seu parágrafo 1 e 2: Os referenciais teóricos adotados foram a Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1980) tal escolha foi feita por essa teoria PHC ser uma das principais Teorias pedagógicas existentes na atualidade, em que objetiva a construção de uma nova educação para a sociedade. E a abordagem teórico metodológica Crítico-Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), na qual foi escolhida por ela ser uma abordagem na qual propõe olhar para as práticas constitutivas da cultural corporal como práticas sociais, visando entender certas questões sociais. Assim, com o objetivo de qualificar o processo de ensino aprendizagem, tanto no planejamento quanto na regência de aulas de temática étnico-racial. O referido subprojeto encontra-se distribuído em três escolas estaduais do município de Belém do Pará, onde cada uma possui realidades diferentes, devido às experiências variarem entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio.

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