Resumo
O objetivo deste trabalho, abrangeu a prática das habilidades técnicas específicas do volibol: saque, toque e manchete, no que concerne, a influência do seu ensino, através de uma análise comparativa das estratégias metodológicas: tradicional e minivolibol, na aprendizagem, de escolares. Diante do quadro de dificuldade operacional, que a ambiência de ensino de volibol normalmente apresenta ao aprendiz, o minivolibol se apresenta com destaque, pois oferece uma das mais apropriadas alternativas à prática do jogo, e portanto, beneficiando, o aprendizado de seus fundamentos. O trabalho desenvolveu-se sob forma de pesquisa experimental simples, de grupos equivalentes. A sua amostra constou de dois grupos de 20 estudantes da quinta série do ensino fundamental, do sexo feminino e na faixa etária de 10 à 12 anos. O instrumental utilizado compreendeu de: anamnese, fichas de avaliação qualitativa e quantitativas de capacidade física e proficiência motora, anedotário, ficha de frequência e material de prática. Os dados dos resultados de cada grupo foram estudados através dos testes estatísticos, o teste "t" de student, para as médias pareadas das pré e pós avaliações de cada aluna, e o teste do Sinal, utilizado para duas amostras relacionadas em experimento do tipo: antes e depois, anotando-se apenas a direção da melhora ou piora das alunas, e desconsiderando os casos sem alteração. Foi utilizada, também, a estatística descritiva contendo estudos das médias (/u/), desvio padrão (DP), valor máximo (VM) e valor mínimo (vm). Os resultados das análises e testes, demonstraram, que o ensino ministrado com as duas estratégias metodológicas, mantiveram uma equivalência, no grau de aprendizagem na média dos grupos, porém a estratégia metodológica do minivolibol se distanciou da forma tradicional de ensino, pela constante motivação observada nas alunas e contribuindo para o desenvolvimento dos aspectos sócio-educativos.