Aproximações ao conteúdo Dança: desdobramentos para a Educação Física Escolar
Por Catarine Daros Lourenço Ronchi (Autor), Bruna Carolini de Bona (Autor).
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o conteúdo Dança e sua importância como linguagem de arte nas aulas de Educação Física. Esta produção é resultado de uma pesquisa narrativa que buscamos realizar aproximações e distanciamentos ao campo da Dança enquanto arte no espaço escolar por meio de análise bibliográfica que são referências para o tema. Nesse sentido, os principais autores utilizados foram: Marques (2007), Nanni (2002), Ossona (1988), Vigotsky (2004) e Nascimento (2014), construindo contrapontos e diálogos com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Como resultados, apontamos que a importância da Dança nas aulas de Educação Física está em promover aos educandos a apropriação dos elementos que compõem a atividade em sua especificidade, bem como a compreensão de que a Dança enquanto linguagem da arte se estabeleceu a partir de um conjunto de relações entre homem, objeto e suas práticas sociais.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
MARQUES, Isabel A. BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança hoje: textos e contextos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NANNI, Dionísia. Dança Educação: princípios, métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico-cultural. 2010. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun. de 2018.
OSSONA, Paulina. A educação pela Dança. São Paulo: Summus, 1988. v. 33.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. 2 ed. São Paulo: Martin Fontes, 2004.