"Aqui no tatame eu bato, apanho, brinco…e aprendo” Entretecendo reflexões sobre lutas e infância
Por Maycon Ornelas Almeida (Autor), Mayrhon José Abrantes Farias (Autor).
Resumo
O objetivo do presente ensaio teórico é problematizar os pontos de ruptura que atravessam as compreensões de luta e de infância, assim como os de continuidade, de forma a pensar em uma pedagogia das lutas para/com crianças. Para tanto, recorreu-se às interlocuções entre o campo dos estudos sociais da infância e o campo de estudos pedagógicos da Educação Física como aporte teórico-conceitual. O ensaio se desenvolveu a partir de três categorias analíticas: I) a tradição e a disciplina que constitui as lutas e/ou artes marciais; II) a ludicidade como estratégia pedagógica para o ensino das lutas; III) A manifestação das lutas no cotidiano infantil. As reflexões tecidas ao longo do texto apontam que as articulações entre as lutas e as perspectivas infantis devem considerar as intencionalidades e subjetividades das crianças, nesse contexto, a transgressão pode emergir como um caminho para a vivência das lutas de maneira autoral e inventiva.
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