Resumo
Estudos experimentais sobre a aquisição de habilidades motoras fundamentais têm buscado determinar a seqüência de diferentes níveis de desenvolvimento, a qual inclui os diferentes padrões apresentados no curso do desenvolvimento. O método longitudinal tem sido o mais utilizado, através do qual têm sido descritas as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na execução das crianças. Diversos estudos têm buscado relacionar a aquisição dos diferentes níveis de desenvolvimento de habilidades a fatores como idade cronológica e sexo.As bases teóricas dos trabalhos sobre o desenvolvimento motor, na década de setenta e oitenta, dão suporte à idéia de que a aquisição de habilidades motoras no ser humano obedece aos princípios de hierarquia, universalidade e intransitividade, e que o desenvolvimento de uma tarefa motora ocorre em ritmos diferentes nos diferentes componentes da mesma. Com base no modelo dos componentes de Roberton (1977), o presente estudo foi delineado para estudar a aquisição da habilidade "hop" em função da idade, sexo e região geográfica. Este estudo teve como objetivos o de identificar e de comparar os níveis de desenvolvimento dos componentes perna e braço da habilidade "hop" entre indivíduos de duas faixas etárias, seis e doze anos, entre os dos sexos feminino e masculino, e entre indivíduos oriundos de três regiões geográficas diferentes.Participaram do estudo 213 alunos de escolas públicas do 1º grau da Oitava Região Política do Chile. Os indivíduos da região costeira, de montanha e urbana foram filmados no plano sagital com equipamento de vídeo cassete, executando um percurso de dez tentativas do "hop" com cada perna. Os dados foram decodificados com base na seqüência de desenvolvimento por componente do "hop" proposta por Halverson e Williams (1985). Para a análise dos dados decodificados empregou-se um tratamento estatístico descritivo e para a comprovação das hipóteses o teste Qui Quadrado, com nível de significância a .05. Os resultados indicaram não haver diferença significativa no nível de desenvolvimento dos componentes perna e braço entre os sexos das crianças de seis anos de idade. Entre os indivíduos de doze anos de idade, os meninos apresentaram níveis de desenvolvimento mais avançados do que as meninas, nos componentes PE, BPD e BPE, mas não se detectou diferença entre os sexos no nível de desenvolvimento do componente PD. Entre os indivíduos de doze anos de idade, os resultados indicaram que os indivíduos da região de montanha apresentam níveis mais avançados na execução do "hop" com a perna direita de propulsão do que os da região urbana.