Resumo

O ensino das lutas, por tradição, é feito por mestres e professores faixas-preta que, em sua maioria, não têm formação em Educação Física (EF) aprendem técnicas da modalidade em suas academias e transmitem para seus alunos tal como aprenderam, muitas vezes sem o devido tratamento pedagógico para os diferentes contextos e personagens destas práticas. Neste artigo, buscamos possibilitar reflexões e discussões acerca do ensino das lutas na escola, oferecendo subsídios teórico-práticos, que foram desenvolvidos baseados em uma experiência, materializada nas aulas de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental I de uma escola particular.  Nesta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, utilizamos as observações, os registros produzidos e posteriormente as análises feitas a partir desses registros, para organizar objetivos de aprendizagem, entrelaçados com as competências e habilidades da BNCC em um currículo “vivo”, que possa ser ensinado por qualquer professor de EF e não apenas por aqueles com formação em artes marciais e esportes de combate.

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