As comunidades de aprendizagem virtual combinadas potencializam o desenvolvimento profissional dos professores mais do que as puramente virtuais? Uma comparação empírica em larga escala
Resumo
Este artigo examina se uma mistura de interação virtual e presencial — em contraste com a interação puramente virtual — entre alguns membros de comunidades online para professores é benéfica para o desenvolvimento profissional de todos os professores em toda a comunidade. Pesquisas anteriores indicaram que comunidades mistas tendem a enfrentar menos problemas de confiança e de oportunismo . Este estudo dá continuidade a essa linha de pesquisa, examinando se as comunidades mistas oferecem mais benefícios práticos aos professores, tanto em termos de melhorias percebidas em suas capacidades de ensino quanto em sua compreensão substancial do tema principal. Além disso, testa-se se as comunidades mistas fornecem mais informações sobre vagas, visto que a mobilidade dos professores é considerada muito baixa na UE. A análise utiliza dados de pesquisas de 26 comunidades online para professores do ensino médio na Holanda. As comunidades fazem parte de uma organização virtual que hospeda comunidades para o desenvolvimento profissional de professores. As descobertas, de fato, mostram efeitos benéficos das comunidades mistas. Além disso, os resultados modificam alegações anteriores sobre a integração da comunicação online com a interação offline, mostrando que a integração completa é desnecessária. Isso facilita a ampliação do uso de comunidades online para o desenvolvimento profissional de professores.
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