Resumo

Este artigo objetiva analisar as concepções e experiências de lazer dos professores de Educação Física (EF) que atuam na Educação Básica, na região metropolitana de Goiânia. O estudo realizado se enquadra como pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 22 professores de EF que atuam na EB, na região metropolitana de Goiânia. Estes responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas. De posse dos dados coletados foi realizada a análise de conteúdo para se atingir o objetivo proposto. Como resultado, observamos que a maioria dos entrevistados entendem o lazer como um fenômeno vinculado à prática de atividades físicas e ao tempo de não trabalho. Concluímos que a concepção recorrente entre os entrevistados é a do lazer em suas acepções funcionalistas, as quais apresentam noções de que o papel do lazer é o de recuperar, dicotomicamente, o corpo e a mente para o trabalho.

Referências

BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 27, 2012. DOI: 10.14295/remea.v27i0.3193. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3193. Acesso em: 28 out. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRAILE, Carlos Alberto. Lazer: o direito à preguiça ressurgente. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 6, n. 2, p. 117-147, 2001. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9123. Acesso em: 31 mar. 2025.

BRITTO JÚNIOR, Álvaro Francisco de; JÚNIOR, Nazir Feres. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2011. Disponível em: https://met2entrevista.webnode.pt/_files/200000032-64776656e5/200-752-1-PB.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOMES, Cristina Marques. Dumazedier e os estudos do lazer no Brasil: breve trajetória histórica. Seminário Lazer em Debate, v. 9, 2008. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos/1-dumazedier_e_os_estudos_do_lazer_no_brasil-_breve_trajetoria_historica_12.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

MASCARENHAS, Fernando. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. Movimento. Revista de Educação Física da UFRS, v.11, n. 3, p. 155-182, set/dez de 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2876. Acesso em: 13 fev. 2025.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/analise-qualitativa-teoria-passos-e-fidedignidade/8357?id=8357. Acesso em: 22 fev. 2025.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Pesquisa trabalho docente na educação básica no Brasil: sinopse do survey nacional. Belo Horizonte: Faculdade de Educação UFMG/FaE/GESTRADO, 2010.

PARKER, Stanley. A sociologia do Lazer. Tradução de Heloisa Toller Gomes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

PIEPER, Josef. Leisure the Basis of Culture. Fontana Library, 1965.

RAMOS, Renata; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 4, p. 379-391, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738/18451. Acesso em: 12 fev. 2025.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez editora, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Acessar