As Concepções de Lazer dos Professores de Educação Física da Educação Básica da Região Metropolitana de Goiânia (GO)
Por Luenes Kelly Cabral (Autor), Cleber de Sousa Carvalho (Autor).
Resumo
Este artigo objetiva analisar as concepções e experiências de lazer dos professores de Educação Física (EF) que atuam na Educação Básica, na região metropolitana de Goiânia. O estudo realizado se enquadra como pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 22 professores de EF que atuam na EB, na região metropolitana de Goiânia. Estes responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas. De posse dos dados coletados foi realizada a análise de conteúdo para se atingir o objetivo proposto. Como resultado, observamos que a maioria dos entrevistados entendem o lazer como um fenômeno vinculado à prática de atividades físicas e ao tempo de não trabalho. Concluímos que a concepção recorrente entre os entrevistados é a do lazer em suas acepções funcionalistas, as quais apresentam noções de que o papel do lazer é o de recuperar, dicotomicamente, o corpo e a mente para o trabalho.
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