As tdic no processo de formação inicial de professores de educação física da Unemat - Cáceres
Por Taís Pinto de Miranda Oliveira do Nascimento (Autor), Elaine Cristina Silva (Autor), Francisca Franciely Veloso de Almeida (Autor), João Victor Miranda Silva (Autor).
Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se ferramentas essenciais no contexto educacional contemporâneo, exigindo dos professores novas competências e habilidades para adquirir, produzir e disseminar o conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Educação Física da UNEMAT-Cáceres sobre as contribuições do curso para o uso das TDIC no processo de formação docente. Especificamente, buscou-se identificar se o curso tem fornecido condições para que os futuros professores ampliem e diversifiquem suas formas de interação com as TDIC no processo de ensino e aprendizagem, bem como analisar as contribuições da disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação Física para o uso das TDIC. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, contou com a participação de 15 acadêmicos. Os resultados revelam que os participantes reconhecem o papel formativo das TDIC e consideram que o curso tem favorecido experiências pedagógicas inovadoras e diversificadas.