Resumo

Aspectos psicossociais da imagem corporal como preditores do desempenho educacional Introdução: a adolescência é um período de intensas mudanças físicas e psicossociais, que influenciam a construção da imagem corporal e podem repercutir no desempenho escolar. Estudos apontam que autoestima, hábitos de vida e percepção de saúde são variáveis que impactam rendimento acadêmico e assiduidade.Objetivo: Investigar a associação entre fatores psicossociais da imagem corporal e o desempenho educacional de escolares do Ensino Fundamental II, considerando o papel mediador da aptidão física e possíveis diferenças entre gêneros.Métodos: Estudo descritivo, com amostra de 1.194 estudantes (52% meninas; 48% meninos), de 11 a 15 anos, da rede estadual de Manaus (2016-2020). Foram utilizados: Escala de Catexe Corporal, Coeficiente de Aptidão Física Geral (PROESP-BR) e Questionário de Hábitos de Vida. As análises foram conduzidas pelo modelo Generalized Estimating Equation (GEE).Resultados: Alunos com imagem corporal positiva apresentaram maiores médias de rendimento escolar (7,3 ± 1,1) em comparação aos insatisfeitos (6,4 ± 1,3; p < 0,05). Também registraram menor taxa de faltas (8,2% vs. 13,5%), maior integração social e percepção positiva de saúde (82% vs. 59%). A aptidão física mediou significativamente a relação entre imagem corporal e desempenho (β = 0,41; p < 0,01). Verificou-se ainda diferença de gênero: meninos relataram maior satisfação corporal (65%) em relação às meninas (48%).Conclusão: Há associação significativa entre fatores psicossociais da imagem corporal e o desempenho educacional. A satisfação corporal, mediada pela aptidão física, relaciona-se a melhor rendimento, assiduidade e integração social. Esses achados reforçam a necessidade de estratégias escolares que articulem educação física, saúde e bem-estar, favorecendo tanto a valorização da imagem corporal quanto a aprendizagem.

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