Resumo

associam com o tempo total de atividade física de lazer e ocupacional em profissionais de educação física. Objetivo: Analisar a associação do perfil socioeconômico com tempo em atividade física de lazer e ocupacional em profissionais de educação física. Métodos: Estudo transversal realizado com profissionais de educação física atuantes em diversas área (e.g., dança, salão de musculação e gestão). A coleta ocorreu de forma assíncrona, entre fevereiro e junho de 2025, por meio de formulário eletrônico (Google Forms). O nível de atividade física de lazer e ocupacional foi mensurado pelo International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) versão longa. As variáveis sociodemográficas foram obtidas por autodeclaração. As análises foram conduzidas no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27. Resultados: A amostra (n = 109; idade média 33,6 ± 9,3 anos; 80% residentes nas regiões Norte/Nordeste) foi composta majoritariamente por homens (64,2%) e pessoas pardas (51,4%). Apenas 21,1% declararam renda > 6 salários mínimos e 34,0% possuíam pós-graduação. Apesar de não serem observadas diferenças estatisticamente significativas entre sexo, raça, renda e escolaridade no tempo total por dia em atividade física de lazer ou ocupacional (p > 0,05), algumas tendências relevantes foram identificadas: (i) mulheres e pessoas pretas relataram maior tempo em atividade física ocupacional; (ii) indivíduos com maior renda e escolaridade também apresentaram mais tempo em atividade ocupacional; (iii) os níveis de atividade física de lazer foram semelhantes entre todos os grupos. Conclusão: Não foram identificadas diferenças estatísticas entre perfil socioeconômico. Entretanto, padrões observados sugerem desigualdades que merecem maior investigação em estudos futuros.