Resumo

O período universitário compreende momento de formação profissional de elevada dedicação as atividades acadêmicas, o que pode corresponder ao aumento do comportamento sedentário, sobretudo o tempo sentado. OBJETIVO: Estimar a associação entre o tempo dedicado as atividades em sala de aula e o tempo sentado em universitários ingressantes em uma instituição de ensino superior do estado da Bahia. MÉTODOS: Este é um recorte transversal referente a dados preliminares de um estudo de coorte a respeito dos universitários que ingressaram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, BA) no primeiro semestre letivo do ano de 2025. Foram convidados a participar todos os 1.525 ingressantes dentre todos os 34 cursos de graduação presenciais da instituição. A variável dependente foi o tempo sentado, categorizado como elevado quando superior a 9,28 horas por dia, conforme critério identificado em estudo sobre o tema. A variável independente foi a carga horária de aulas, obtida mediante o somatório de todas as disciplinas obrigatórias no período de ingresso dividido pelo número de semanas de aula para o período. Estimou-se a associação via Odds Ratio (OR), complementado pelo intervalo de confiança a 95% (IC95%), em análises brutas e ajustadas (idade, índice de massa corporal, tempo de sono e prática de atividade física no lazer). RESULTADOS: Dentre os 845 universitários avaliados, 30,8% apresentaram tempo sentado elevado e a carga horária de aulas média foi de 27,82 horas por semana. Na análise bruta, quanto maior a carga horária de aula, maior a chance de ocorrência de tempo sentado elevado (OR: 1,016; IC95%: 1,001-1,031). Na análise ajustada, a referida associação se manteve (OR: 1,016; IC95%: 1,001-1,032). CONCLUSÃO: Ao ingressar no ensino superior, maiores cargas horarias de aulas associam-se com maior chance de apresentar comportamento sedentário independentemente da idade, índice de massa corporal, tempo de sono e prática de atividade física.

Acessar