Associação entre a exposição a telas e o raciocínio espacial em crianças
Por Catarina Queiroz De Aquino (Autor), João Carlos do Nascimento Melo (Autor), Jullyane Caldas dos Santos (Autor), Danilo Rodrigues Pereira da Silva (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O uso de dispositivos com telas é crescente entre crianças em idade escolar no Brasil. Esse cenário tem levantado questões sobre possíveis impactos no desenvolvimento de habilidades cognitivas, fundamentais nos primeiros anos da escolarização. OBJETIVO: Verificar a associação da exposição a tela com a habilidade de raciocínio espacial em escolares do primeiro ano do ensino fundamental. MÉTODOS: Estudo transversal utilizando dados de linha de base do Projeto Erguer coletados em 2022, envolvendo 162 crianças (6,4 ± 0,8 anos; 54,3% meninas) matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental de seis escolas da rede municipal de Aracaju/SE. A exposição a telas foi avaliada por autorrelato via questionário eletrônico Web-CAAFE, considerando a soma do número de usos de diferentes dispositivos (TV, celular, computador, videogame) nos três períodos do dia anterior (manhã, tarde e noite). O desempenho em raciocínio espacial foi mensurado por um teste computadorizado de rotação mental, com indicadores de tempo de reação e número de acertos. Foram utilizados modelos lineares generalizados mistos, ajustados por idade e sexo. Todas as análises foram realizadas no R Studio, adotando nível de significância de 5%. RESULTADOS: Observou-se que a maior exposição a telas esteve associada a maior tempo de reação no teste de rotação mental (expβ=1,054; p=0,041). Para cada incremento no uso de dispositivos com tela, observou-se um aumento médio de 5,4% no tempo de resposta. Não foi identificada associação estatisticamente significante entre a exposição a telas e o número de acertos no teste (expβ=0,984; p=0,384). CONCLUSÃO: Maior exposição a telas associou-se a tempos de reação elevados no teste de rotação mental, indicando possível comprometimento no raciocínio espacial em escolares.