Resumo

A identificação da baixa proficiência motora em crianças em idade pré-escolar permite propor programas de intervenção, para minimizar os prejuízos nas atividades escolares, nas relações sociais e nas aulas de Educação Física. Assim, identificar os fatores subjacentes ao baixo desempenho motor é essencial, na tentativa de reduzir possíveis distúrbios motores. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em pré-escolares paranaenses. Os participantes foram 357 pré-escolares de 3,5 anos a 5 anos. Foram utilizados a Escala de Maturidade Mental Columbia, o teste Movement Assessment Battery for Children-2 e uma ficha de dados sociodemográficos. Para análise estatística foram utilizados os testes de Kolmogorov-Smirnov, Friedman (Wilcoxon) e regressão logística binária (p<0,05). Houve elevada prevalência de baixa proficiência motora (16,8%), maturidade cognitiva (MC) na idade média (67,2%) e nível socioeconômico >R$ 1.500,00 (45,5%). Observou-se associação significativa entre maior CM e baixa proficiência motora, indicando o CM superior como fator de proteção para baixa proficiência motora (OR 0,513 IC 95% 0,266-1,000). Os fatores sociodemográficos não intervieram no desempenho motor (PM). Concluiu-se que a CM superior em crianças da primeira infância atua como fator de proteção para a baixa proficiência motora e que os fatores sociodemográficos da família não estiveram associados à PM e à CM dos pré-escolares.

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