Associação Entre Variáveis Antropométricas e Desempenho Esportivo de Atletas da Seleção Masculina de Pentatlo Militar do Exército Brasileiro: Um Estudo Transversal
Por Lúcio Luís dos Santos (Autor), Danielli Braga de Mello (Autor), Thiago Dias Sales (Autor), Daniel Tavares de Mattos Martins (Autor), Miriam Raquel Meira Mainenti (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 89, n 2, 2020.
Resumo
Introdução: O Pentatlo Militar (PMil) é uma modalidade ímpar por possuir características específicas da profissão militar. Identificar o perfil associado ao bom desempenho pode auxiliar na seleção de atletas e na identificação de variáveis importantes para acompanhar a eficácia do treinamento.
Objetivo: Investigar a associação entre variáveis antropométricas e desempenho esportivo em atletas de elite de PMil.
Métodos: Participaram da pesquisa cinco atletas da equipe de PMil masculina do Exército Brasileiro. Calculou-se os componentes da composição corporal: percentual de gordura (%G), massa gorda (MG) e massa livre de gordura (MLG). Foram considerados os melhores resultados de competições oficiais (2017) em análise de Clusters e teste de correlação de Spearman.
Resultados: Houve correlação muito forte positiva de MLG com o desempenho da prova de corrida através-campo (8km) (r=0,90,p=0,04). Não houve correlação significativa com as demais provas da modalidade (tiro, pista de natação utilitária, pista de pentatlo militar e lançamento de granada).
Conclusão: A correlação positiva e muito forte de MLG com o desempenho na prova de corrida indica a destacada relevância desse componente corporal para o desempenho dos pentatletas militares de alto rendimento.