Resumo

Introdução/Contexto (Background): O processo de envelhecimento é acompanhado por um declínio no volume cerebral, o que representa um fator de risco significativo para o surgimento de demência em idosos. Evidências demonstram que a atividade física (AF) pode ajudar a prevenir e atenuar essa redução no volume cerebral. No entanto, não há consenso na literatura científica em relação a quais regiões e estruturas cerebrais específicas são mais afetadas pela AF. Esta revisão sistemática teve como objetivo sintetizar estudos observacionais transversais que examinaram a associação entre a AF e o volume cerebral em idosos saudáveis, e destacar as regiões e estruturas impactadas de forma mais consistente.

Métodos (Methods): Esta revisão (PROSPERO: CRD420251002199) abrangeu as bases de dados PubMed, Web of Science e Embase e seguiu as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos elegíveis atenderam aos seguintes critérios: delineamento observacional, avaliação da AF (por meio de questionários ou dispositivos de medição), quantificação do volume cerebral e participantes com idade igual ou superior a 60 anos.

Resultados (Results): Dezenove estudos, totalizando 2.684 idosos (média de idade = 70 ± 6 anos), foram incluídos. Entre os estudos incluídos, 76 regiões ou estruturas cerebrais foram analisadas, sendo as hiperintensidades da substância branca, o volume cerebral total, a substância branca, o volume intracraniano e o volume hipocampal total os mais frequentemente avaliados. Os estudos demonstraram qualidade metodológica moderada, com pontuação média de 4,6 ± 0,9 de um total de 9 pontos na Escala de Newcastle-Ottawa. Acelarômetros foram o método predominante para avaliar a AF, e todos os estudos utilizaram ressonância magnética para avaliar as estruturas cerebrais.

Conclusão (Conclusion): As evidências sintetizadas nesta revisão indicam um corpo substancial de pesquisas observacionais demonstrando uma associação entre níveis mais elevados de AF e maior volume cerebral em regiões específicas entre idosos saudáveis.

Acessar