Resumo

A sociedade Brasileira é formada por uma variedade étnica e cultural dos grupos sociais que a compõem. Isso implica em reconhecer e valorizar os aspectos relacionados ao pluralismo cultural. O multiculturalismo caracteriza-se como uma linha teórica e política direcionada à promoção da diversidade cultural e ao enfrentamento da construção das diferenças, e tema presente na educação. A educação e a escola são ferramentas essenciais na transmissão e valorização das identidades plurais considerando classe, padrões culturais, gênero e étnicos. Portanto, o ensino multicultural é essencial para a formação de uma sociedade mais acolhedora e respeitadora, ao incorporar diferentes culturas no ambiente escolar, crianças e adolescentes desenvolvem a capacidade de apreciar as diversidades e perceber a abundância que existe nas diferenças. Na Educação Física, o multiculturalismo se torna visível através da dança, do jogo, das lutas que refletem a origem cultural dos indivíduos mesmo que no ambiente escolar estejam como iguais. O objetivo deste trabalho é evidenciar que dentro do processo educacional existem desafios relevantes de docentes relacionado a falta de uma prática multicultural, negligenciando a diversidade escolar especialmente no locus da Educação Física. Desta forma, embora haja espaço para o aprimoramento de conhecimento por meio da formação continuada de professores as ações educacionais ainda se limitam a um planejamento metodológico que destaca, onde não há o exercício das competências, habilidades e percepção crítica. Ademais, é importante examinar a diversidade cultural e estabelecer uma reflexão crítica sobre a formação do aluno como cidadão, que ultrapassa as limitações dos muros escolares, onde o aluno possa  considerar a diversidade cultural, explorar maneiras de reconhecer, valorizar e integrar as identidades múltiplas, refletir sobre os mecanismos discriminatórios que negam a expressão de diversas identidades culturais e minimizar conflitos culturais, mesmo que historicamente, tenha havido uma tendência a silenciá-las. Desta feita, a pesquisa se centra nos princípios e método do materialismo-histórico-dialético, vislumbrando a construção dos nexos da Educação Física como componente curricular que contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem dentro das necessidades e especificidades do ambiente escolar, além disto, pensar com base nas questões culturais, enfatizando sempre que a educação não está embasada em algo supérfluo ou descartável, mas sim uma realidade concreta e firme diante das dinâmicas sociais. Este estudo apresenta considerações de fundo histórico-critico elevando o  conhecimento a um nível de reformulação da essência humana de maneira a buscar coerência numa sociedade cheia de nuances que apontam para a necessidade de formação de professores proporcione uma abordagem educacional multicultural mais segura, dinâmica e que tem como objetivo resgatar os valores multiculturais, sociais e históricos de educandos multifacetados e dialéticos.

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