Resumo
A obesidade infantil tem se configurado como um dos principais desafios de saúde pública no século XXI, com impactos significativos na qualidade de vida e nos sistemas de saúde. Este estudo teve como objetivo identificar o autoconceito, o comportamento alimentar, a imagem corporal e o nível de atividade física de escolares do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, além de verificar os efeitos de uma intervenção pedagógica sobre esses aspectos. A pesquisa, de caráter quantiqualitativo, contou com a participação de 54 alunos, com idades entre 10 e 12 anos. Foram utilizados instrumentos como o Eating Behaviors and Body Image Test (EBBIT), a Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito (EIPH) e o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliar os aspectos mencionados. A intervenção consistiu em 13 aulas abordando temas como padrões de beleza, alimentação saudável e benefícios da atividade física. Os resultados indicaram que 39% dos alunos estavam acima do peso (18% com sobrepeso e 21% com obesidade). Crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram maior insatisfação com a imagem corporal e pior autoconceito em comparação ao grupo normopeso. Após a intervenção, houve melhora significativa no comportamento alimentar, na imagem corporal e no autoconceito dos subgrupos normopeso e sobrepeso, entretanto não houve melhoria do autoconceito no subgrupo obeso. Quanto ao nível de atividade física, 67% dos alunos eram sedentários na avaliação inicial, com redução para 57% na avaliação final. Conclui-se que a intervenção pedagógica mostrou-se eficaz em promover mudanças positivas, porém insuficiente para impactar o autoconceito do grupo obeso, sugerindo a necessidade de abordagens mais prolongadas e multidisciplinares.