Resumo

A autoeficácia docente (AE) refere-se à crença que os professores/professores têm na sua própria capacidade de exercer um efeito relevante no envolvimento e na aprendizagem dos seus alunos, o que é um importante indicativo do seu comportamento pedagógico. Este estudo empírico associativo e preditivo teve como objetivo investigar os perfis de autoeficácia docente e os fatores associados à prática docente de docentes de Educação Física (EF). A Escala de Autoeficácia Docente Universitária foi aplicada a 43 professores de uma universidade pública brasileira e os dados foram analisados ​​por estatística descritiva, teste Qui-Quadrado e Regressão Logística Binária (α=5%) no software SPSS 25. Os resultados revelaram elevados níveis de AE ​​docente, tanto no âmbito geral como nas dimensões específicas da prática profissional (planeamento de ensino, envolvimento dos alunos, promoção da interação em sala de aula, avaliação da aprendizagem e autoavaliação), além de evidenciarem fortes associações entre as dimensões da AE docente. A AE para o planejamento do ensino explicou 34,40% da variação do comportamento dos professores, o que indica a necessidade de novas investigações com análise mais aprofundada da influência exercida por outros fatores pessoais, profissionais e contextuais nas percepções da AE docente no contexto universitário de EF.

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