Avaliação compartilhada em uma proposta de trabalho para esgrima esportiva na Educação Física
Por Pedro José Reche Soto (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 327, 2025.
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de autoavaliação baseada na esgrima como conteúdo de aprendizagem. Seu objetivo é implementar uma avaliação compartilhada e formativa, elaborar uma ferramenta para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e promover tanto a prática quanto a compreensão conceitual e processual deste esporte olímpico. Tradicionalmente, a avaliação dos alunos era baseada em testes de aptidão física, enquanto atualmente busca-se um modelo mais baseado em competências, no qual os alunos participam ativamente de seu próprio processo de avaliação. Nesse contexto, a esgrima se apresenta como um recurso pedagógico inovador e enriquecedor, apesar de não ser um esporte amplamente praticado na Espanha. Sua inclusão nas aulas de Educação Física não só contribui para sua disseminação, como também proporciona múltiplos benefícios aos alunos, como a melhora da aptidão física, o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas e a promoção de estratégias, que podem ser aplicadas a outras áreas da vida. Além disso, a aplicação da avaliação formativa e compartilhada no ensino da esgrima, por meio de estratégias como autoavaliação, avaliação por pares e avaliação colaborativa, permite uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Essa abordagem ajuda a consolidar o conhecimento técnico e tático adquirido e transferi-lo para outras áreas, otimizando assim o processo de ensino-aprendizagem tanto para professores quanto para alunos.
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