Avaliação da Aptidão Física como Ferramenta para o diagnóstico de saúde e planejamento de aulas em escolinha de Triathlon Infantojuvenil: Um Estudo de Caso.
Por Celso Gabriel Martins (Autor), Luís Eduardo Doopiat (Autor), Vinicius Martins da Rocha (Autor), Evaldo José Ferreira Ribeiro Junior (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
A prática de atividade física na infância e adolescência contribui para o desenvolvimento motor, psicossocial e para a prevenção de doenças crônicas. Programas esportivos, como a Escolinha de Triathlon da UFPR - Litoral, favorecem a adoção de hábitos saudáveis e o aprimoramento da aptidão física (APF). OBJETIVOS: Caracterizar a APF de participantes da Escolinha de Triathlon. METODOLOGIA: Realizamos um estudo transversal, descritivo com amostragem intencional, no qual, foram aplicados os testes: arremesso de medicine ball (potência de membros superiores), salto horizontal (potência de membros inferiores), corrida de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória), corrida de 20 metros (velocidade), teste do quadrado 4x4m (agilidade) e abdominais em 1 minuto (resistência muscular localizada). Os resultados foram categorizados em "adequado" e "inadequado", conforme idade e sexo. As análises estatísticas foram realizadas no software Jamovi v.2.6. RESULTADOS: Foram avaliados 46 participantes (idade 11,1 ± 2,58 anos; 50% meninos). A maioria apresentou níveis adequados em aptidão cardiorrespiratória (83%), resistência muscular localizada (70%) e potência de membros superiores (70%). Por outro lado, menores índices de adequação foram observados em potência de membros inferiores (59%) e velocidade (46%), enquanto a agilidade apresentou o pior desempenho (4%). CONCLUSÃO: Os participantes possuem boa base cardiorrespiratória e de resistência muscular localizada, mas apresentam fragilidades em velocidade, potência de membros inferiores e agilidade. Isso reforça a necessidade de intervenções específicas e individualizadas, capazes de equilibrar os diferentes componentes da aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de Triathlon.