Resumo

Aptidão física é a capacidade de se desenvolver fisicamente, com o intuito de adiar a fadiga mediante a prática da atividade física regular. Um bom nível de aptidão física melhora o desempenho físico auxiliando na prevenção de lesões e no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: Avaliar a aptidão física relacionada à saúde em escolares de nível médio em ambos os sexos de uma escola federal localizada na cidade de São João dos Patos/MA. Metodologia: O estudo é de caráter transversal e qualitativo, realizado com estudantes de ambos os sexos, matriculados no Instituto Federal de Educação do Maranhão, campus de São João dos Patos/MA. Participaram deste estudo um total de 183 adolescentes, meninas (n=103), idade média de 15,8±0,9 anos e meninos (n=80), com idade média de 15,8±1,1 anos. Foram avaliadas as seguintes capacidades físicas: flexibilidade (FX, cm), através do teste sentar e alcançar, resistência abdominal (RA, repetições), utilizando o teste de máximo de repetições em 1 minuto, resistência cardiorrespiratória (RC, m), sendo o teste de corrida/caminhada de 6 minutos e o teste de velocidade (VC, segundos), realizado pelo teste de 20 m. Todos os testes utilizados fazem parte do Projeto “Esporte Brasil”. Os indivíduos foram classificados em Zona de risco à saúde (ZRS) ou Zona saudável (ZS) de acordo com seu resultado em cada teste. Utilizou-se o teste de qui-quadrado de Pearson para associação da classificação dos resultados e o test t de student não pareado para as variáveis quantitativas, com alfa de 5%. Resultados: Os meninos vs meninas, respectivamente, obtiveram os seguintes resultados: FX (35,2± 11,2 vs 41,4± 10,0; p<0,05); RA (32± 8 vs 22± 9; p<0,05); RC (1043± 199 vs 812± 149; p<0,05) e VC (4,2± 0,6 vs 5,4±0,9; p<0,05).  Os resultados da classificação da aptidão física estão apresentados na figura 1.