Resumo

: Avaliar deve fazer parte das práticas pedagógicas esportivas, permitindo identificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados, fazer ajustes e definir novas metas. No esporte de participação, encontrar ferramentas que possibilitem responder essas perguntas se torna um desafio. Tendo como intenção descentralizar o ato de avaliar da educadora e envolver os participantes no processo, valorizando suas experiências e incentivando sua autonomia, recorremos à percepção dos sujeitos para tal. A investigação foi direcionada aos aspectos táticos e técnicos abordados durante o semestre. Objetivo: Analisar se existiram diferenças na autopercepção de desempenho sobre conteúdos tático-técnicos do futsal, sem e com recurso de vídeo. Metodologia: Participaram 15 pessoas, 3 mulheres e 12 homens, 31 anos (mínimo 16 e máximo 56 anos). Como instrumento, foi utilizada filmagem para registrar o jogo e os participantes responderam um questionário online sobre a percepção de suas ações antes e após assistirem ao vídeo. As perguntas eram fechadas e as respostas foram categorizadas em: nenhuma vez; algumas vezes; a maioria das vezes e todas as vezes. Para comparar se houve diferença na percepção, os resultados foram organizados em frequência de ocorrência e foi utilizado o teste Qui-quadrado, considerando p<0,05, utilizando o software Jamovi (versão 2.5.6 para Windows) para as análises dos dados. Os consentimentos foram obtidos, os procedimentos éticos respeitados e seguiram a legislação vigente. Resultados: Foram observadas diferenças estatisticamente significativas para as variáveis analisadas neste estudo. Notamos que a manutenção do domínio de bola; a desmarcação durante a posse; impedir a progressão do adversário; perceber o gol antes de finalizar; foram superestimadas, isto é, a percepção foi maior antes das análises de vídeo e após se assistirem, houve uma reavaliação para valores menores. Somente “impedir finalização” foi subestimada, assim, após se assistirem, se perceberam mais eficientes. Conclusão: Após as análises foi possível identificar que a filmagem é uma ferramenta que auxilia na autopercepção de desempenho e facilita a estruturação de processos de aprendizagem que envolvam os participantes.

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