Resumo

 A primeira infância é um período importante no desenvolvimento infantil e os comportamentos de movimento de 24h (CM24H: atividade física, comportamento sedentário e sono) estão interligados a ele, pois é pela interação com objetos, pessoas e ambientes, que as crianças ampliam o repertório motor, desenvolvem a linguagem e aspectos socioemocionais. O estudo SUNRISE tem como objetivo comparar os CM24H de crianças entre 3 até <5 anos de países de diferentes rendas, segundo sexo e área de moradia (rural ou urbana). OBJETIVO: Descrever a metodologia do estudo SUNRISE no Brasil. MÉTODOS: A amostra deverá ser comporta por 1000 crianças, sendo 500 meninas e 500 de área rural. Considerando a diversidade cultural e ambiental do país, optou-se por dividir a coleta entre as 5 regiões. O n amostral por região é de 200 crianças, de escolas públicas, com equilíbrio entre os sexos, área de moradia e idade. As coletas ocorrerão entre 08/2024 e 08/2025. Os questionários do protocolo de avaliação são aplicados no formato de entrevista presencial/telefone. Diretores: questionário sobre a rotina da escola, incluindo o horário de sono das crianças e oferta de refeições. Responsáveis: questionário dividido em 5 blocos: 1) sociodemográfico; 2) CM24H; 3, 4 e 5) fontes, diversidade e insegurança alimentar; somado ao questionário ECDI da UNICEF e preenchimento do diário do uso do acelerômetro. O protocolo de testes inclui: 1) peso/estatura; 2) tempo em equilíbrio em uma perna; 3) percorrer 3m no menor tempo possível (S-Tug); 4) saltar com e sobre os dois pés a maior distância; 5) encaixar e retirar 9 pinos de um tabuleiro; 6) força de preensão manual; 7) uso do acelerômetro por 9 dias. CONCLUSÃO: espera-se que os resultados do estudo SUNRISE contribuam com as discussões sobre as recomendações dos CM24H para o desenvolvimento saudável das crianças (3 a <5 anos) brasileiras.

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