Resumo
O piloto de helicóptero é obrigado a manter uma postura assimétrica dentro da cabine do helicóptero devido ao posicionamento dos comandos. De acordo com a literatura pesquisada, o piloto permanece durante toda a missão de vôo, que pode levar horas, na mesma posição, isto é, sentado com o tronco ligeiramente inclinado para frente e rodado para a esquerda, com as quatro extremidades do corpo presas a uma função do helicóptero. De modo que, sua mobilidade apresenta-se limitada, impedindo a movimentação normal para diminuir os desconfortos provenientes da própria imobilidade. O exposto é um dos principais fatores etiológicos, relatados pelos autores, para a alta incidência de lombalgia nesta classe de trabalhadores. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo estudar a postura ortostática do piloto de helicóptero, tentando verificar seus principais desvios posturais e se esses possíveis desvios têm alguma associação com a postura assumida para pilotar, relatada pela literatura, e também, a observação das alterações posturais após uma jornada de trabalho. Para tal, foi utilizado um sistema de analise postural computadorizada, que permite a avaliação de parâmetros qualitativos e quantitativos. A amostra foi composta por 41 pilotos de helicóptero, do sexo masculino, da empresa Líder Táxi Aéreo, da base de Macaé. Concluindo-se que pode haver uma associação entre as principais alterações encontradas e a posição que o piloto adota para pilotar a aeronave, relatada na literatura. Em relação às alterações posturais após uma jornada de trabalho, não houve diferença estatisticamente significativa com exceção da abdução e rotação lateral da escápula esquerda.