Resumo

Existem marcas, mundial e nacionalmente conhecidas, que patrocinam clubes profissionais de futebol brasileiros, porém, há contextos em que, desde meados dos anos 2000, clubes têm criado alternativas para legitimarem suas marcas próprias e uma das áreas do conhecimento capazes de interpretar esta nova dinâmica é a contabilidade. Desse modo, o objetivo do estudo é descrever, em clubes de futebol nordestinos, a relação entre contabilidade - a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - e visão baseada em recursos (VBR) - por meio do uso de marca própria. As abordagens teóricas que aproximam gestão à contabilidade, são: VBR, gestão de marca própria e DRE. Em seu delineamento metodológico, com abordagem qualitativa e proposta subjetivista, são coletados dados secundários, no intervalo temporal 2018, 2019 e 2020, especificamente as DREs publicadas nos sites oficiais, no Portal da Transparência e nas redes sociais oficiais dos clubes participantes: Santa Cruz, Náutico, Fortaleza e Ceará. A análise dos dados ocorreu por meio dos achados representados por gráficos construídos pelo software Excel, relacionados às abordagens teóricas. Como considerações, a partir do intervalo de tempo estudado e os impactos nos anos seguintes, as receitas com marketing, vinculadas aos recursos marcas próprias, são as que mais influenciam às DREs.

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