Bate-Bola entre contabilidade e visão baseada em recursos: a demonstração do resultado do exercício e o uso de marca própria em clubes de futebol nordestino
Por Carlos Everaldo da Silva Costa (Autor), Vinicius Marcello da Silva Batista (Autor), Valdemir Silva (Autor), Carlos Andre Silva Carneiro (Autor), José Alberto de Oliveira Santos (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 17, n 67, 2025.
Resumo
Existem marcas, mundial e nacionalmente conhecidas, que patrocinam clubes profissionais de futebol brasileiros, porém, há contextos em que, desde meados dos anos 2000, clubes têm criado alternativas para legitimarem suas marcas próprias e uma das áreas do conhecimento capazes de interpretar esta nova dinâmica é a contabilidade. Desse modo, o objetivo do estudo é descrever, em clubes de futebol nordestinos, a relação entre contabilidade - a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - e visão baseada em recursos (VBR) - por meio do uso de marca própria. As abordagens teóricas que aproximam gestão à contabilidade, são: VBR, gestão de marca própria e DRE. Em seu delineamento metodológico, com abordagem qualitativa e proposta subjetivista, são coletados dados secundários, no intervalo temporal 2018, 2019 e 2020, especificamente as DREs publicadas nos sites oficiais, no Portal da Transparência e nas redes sociais oficiais dos clubes participantes: Santa Cruz, Náutico, Fortaleza e Ceará. A análise dos dados ocorreu por meio dos achados representados por gráficos construídos pelo software Excel, relacionados às abordagens teóricas. Como considerações, a partir do intervalo de tempo estudado e os impactos nos anos seguintes, as receitas com marketing, vinculadas aos recursos marcas próprias, são as que mais influenciam às DREs.