Sobre
INTRODUÇÃO
Entende-se por material reciclavel todo e qualquer objeto de sucata, ou seja: troncos de arvores de diversas espessuras, pneus, carreteis de fio telefonico, caixotes, cordas, tubos de concreto, retalhos de madeira, etc.
A proposta para realização de material reciclavel na cconfecção de brinquedos recreativos, alem de ser forma economica de oferecer inumeras opções nas atividades, proporciona a rara oportunidade de exploração sensorio-motor do elemento"in natura", conceito esse abordado com frequência em nossos dias dado as tendencias da educação de "volta a natureza" como elemento rico de aprendi zagem.
Outro conceito que vem gradativamente recebendo um maior numero de adeptos e aquele relativo a mobilidade do equipamento versus mobilidade da criança.
Acredita-se em termos de expressão corporal,que o componente "criatividade" ē desenvolvido a partir da consciencia movimento (psicomotricidade), quando a criança explora o equipamento fixo.
Não devemos todavia esquecer o valor ludico e formativo das atividades realizadas nos brinquedos recreativos moveis (balanço, gangorras, carrocel, etc.) classificados por Callois como "jogos de vertigem"1, proprio do desenvolvimento infantil e que perdura na idade adulta.
A relação dos brinquedos recreativos que abaixo mencionamos não esgota as possibilidades que o material reciclavel oferece, muito pelo contrario, dara abertura para novos equipamentos.
Deixamos de mencionar as habilidades e conhecimentos que poderão se processar em cada brinquedo, pela ação multifacetaria que todos apresentam quando explorados (isto ē, um mesmo equipamento segundo a atividade a ser desenvolvida nele pode levar a criança a testar sua percepção visual, equilibrio, ritmo, força, agilidades, destreza, etc.)
1- Roger Callois: "Teoria de los Juegos" (Ed. Seix Barral S/A Barcelona, 1959)