Resumo

Apresentação
As crianças procuram naturalmente riscos nas brincadeiras e as brincadeiras de aventura ao ar livre conferem muitos benefícios, incluindo o potencial para aumentar a atividade física moderada a vigorosa (AFMV). Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre as atitudes dos pais em relação ao risco e às lesões e as brincadeiras aventureiras diárias e AFMV de seus filhos em idade escolar.

Métodos
Uma amostra de painel de 645 pais/responsáveis australianos respondeu a uma pesquisa on-line que consiste em várias medidas validadas de atitudes de risco e lesões, bem como de atividade física e comportamento lúdico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, regressões univariadas e multivariadas usando Stata 17. Uma série de regressões logísticas univariadas exploratórias foram conduzidas, seguidas por uma série de regressões logísticas multivariadas ajustadas para testar a associação entre risco dos pais e atitudes de lesão e (i) AFMV das crianças , (ii) brincadeiras ativas e (iii) brincadeiras de aventura, com ajuste para fatores sociodemográficos.

Resultados
A maioria dos participantes adultos (81%) era do sexo feminino. A média de idade das crianças participantes (53% do sexo masculino) foi de 8,6 anos (DP = 2,4). Em média, os pais foram positivos quanto ao envolvimento das crianças com o risco, no entanto, 78% dos pais tiveram baixa tolerância ao risco quando apresentados a cenários de brincadeira específicos, e as atitudes em relação às lesões variaram, com as mães mais preocupadas do que os pais. Após o ajuste para fatores de confusão, as crianças cujos pais eram tolerantes ao risco nas brincadeiras tinham maior probabilidade de cumprir a diretriz de AFMV de ≥60 minutos diários (OR 2,86, IC: 1,41; 5,82, p < 0,004) e passar mais tempo brincando de forma aventureira (OR 3,03, IC: 1,82, 5,06, p < 0,001). Associações positivas para AFMV e brincadeiras aventureiras foram observadas em todos os modelos que examinam as atitudes dos pais em relação ao risco e às lesões. As crianças mais novas praticavam mais brincadeiras e atividades físicas, no entanto, atitudes mais positivas dos pais pareciam moderar as influências relacionadas com a idade.

Conclusões
Encontrámos uma divergência entre os resultados que os pais desejam para os seus filhos através do envolvimento com o risco e as atividades lúdicas com as quais se sentem confortáveis na prática. As atitudes dos pais em relação ao risco e às lesões são fatores potencialmente modificáveis que podem aumentar as possibilidades das crianças para brincadeiras aventureiras e actividade física. Recomendam-se intervenções que forneçam aos pais abordagens práticas para lidar com preocupações com lesões e apoiem a assunção de riscos das crianças em brincadeiras ao ar livre.

Acessar