Resumo

Esta pesquisa se propôs instigar o debate e a compreensão sobre a participação de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), sob a luz da realidade de escolas públicas do interior do estado de São Paulo. O estudo teve por objetivo geral identificar possíveis barreiras encontradas pelos docentes de EFE, em um município do interior do estado de São Paulo, que possam interferir na efetiva inclusão de crianças com TEA no cotidiano das aulas, compreendendo e analisando os contextos destes obstáculos, apresentando possíveis estratégias para a superação deles. Participaram da investigação dez docentes que atuam como professores de Educação Física e atendem nos ciclos da Educação Infantil e Anos Iniciais do município. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados utilizou de um questionário préestruturado com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista de grupo focal. Os dados obtidos foram analisados e organizados em categorias analíticas para serem explorados. As barreiras identificadas pelos professores foram discriminadas dentro de uma perspectiva reflexiva e correspondem às seguintes categorias: barreiras de formação docentes; Programáticas- Políticas Públicas; dimensão atitudinal; administrativo escolares: infraestrutura e materiais; especificidade da área; da família e barreira do aluno. Mediante as falas dos professores, foram apresentadas estratégias para o processo inclusivo, dentre as quais: a utilização de vários meios para explicação e apresentação do conteúdo; manter a escuta ativa; dialogar com professores especialistas; adaptar atividades, materiais e tempo; conhecer a criança; manter uma rotina fixa com antecipação das ações; organizar e mapear o ambiente de aula; manter atitudes de acolhimento e afeto. As estratégias apresentadas indicam algumas das possíveis ações de serem realizadas no cotidiano escolar para inclusão de crianças com TEA, mas não findam as possibilidades de intervenção dentro da perspectiva inclusiva para as aulas de Educação Física Escolar. O recurso educacional gerado dessa pesquisa foi um plano de formação continuada para professores, referenciado pelos resultados e reflexões encontradas, passíveis de execução no cotidiano escolar. O debate aqui proposto deve ser contínuo, assim como o processo de formação continuada, para a construção de uma educação inclusiva de qualidade e efetiva.

 

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