Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar os aspectos do estilo de vida e da qualidade de vida de professores do ensino superior público em Educação Física de Santa Catarina. O estudo foi classificado como de campo, exploratório e descritivo, sendo desenvolvido através de procedimentos qualitativos e quantitativos de coleta e análise dos dados. Os participantes foram selecionados segundo critérios de intencionalidade próprios ao sujeito e à Instituição, totalizando 16 indivíduos. Os procedimentos foram submetidos e aprovados pelo CEPSH/UDESC, pelo PPGEP e pelas instituições envolvidas. A coleta dos dados foi realizada através do WHOQOL, IPAQ, QEV e Entrevista semi-estruturada, entre dezembro de 2004 e abril de 2005. Os dados numéricos foram analisados através da estatística descritiva e os dados verbais através da análise de conteúdo. Os resultados indicam, de maneira geral, que as características do estilo de vida dos sujeitos investigados apresentam comprometimentos nos aspectos relacionados ao estresse originados principalmente nas condições e relações de trabalho, e que as características da qualidade de vida apontam modos de vida e bem estar favoráveis aos sujeitos. De maneira específica os resultados indicam que: a) o estilo de vida dos participantes é caracterizado como saudável, pois existem aspectos positivos que estão relacionados às atividades físicas (físicas, ocupacionais), à nutrição (acesso e conhecimento da alimentação), aos relacionamentos interpessoais (família, amigos, comunidade universitária) e aos comportamentos preventivos (tabaco, direção), enquanto que o estresse é considerado um aspecto negativo; b) os participantes são caracterizados como "ativos" e "muito ativos" principalmente pelas atividades no trabalho e nas tarefas domésticas iguais ou acima do requerido pela OMS, e que existem aspectos que facilitam o estilo de vida ativo (aulas práticas, conhecimentos) e aspectos que dificultam (exploração do trabalho humano - sobrecarga de trabalho, acúmulo de tarefas, produtivismo), prejudicando assim as atividades físicas no lazer e no transporte; c) a qualidade de vida dos participantes é considerada "boa" e "muito boa", pois existem aspectos positivos nos domínios físico e das relações sociais, enquanto que apresenta aspectos positivos e negativos nos domínios psicológico e do meio ambiente; d) a docência em Educação Física é percebida como positiva, pois existem benefícios decorrentes da carreira e a sensação de cumprimento do dever, além do status profissional e função social relevantes na formação profissional. Já as percepções negativas referem-se às condições de trabalho (estruturais, físicas, materiais, humanas, jornada de trabalho, funções administrativas), às condições socioeconômicas (questão salarial), à competitividade e individualismo, às dificuldades de qualificação, às relações de poder, à desvalorização institucional e docente. Já a promoção da saúde é relacionada ao conceito de saúde propriamente dito, aos fatores de risco à saúde, à percepção sobre saúde individual, aos conhecimentos em educação Física, às concessões em saúde pessoal, e às condições relacionadas ao estresse; e) a relação entre as características do estilo de vida e qualidade de vida dos docentes investigados e o discurso da promoção da saúde apresenta contradições que afetam a Educação Física e acabam gerando fragilidade nas ações cotidianas e nos fundamentos teóricos. ufsc

Acessar