Centro de Memória e História da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (CEMEHIS/FEFD/UFG)

Por

Parte de Universidade em movimento: a história e o caminho até a FEFD . páginas 7

Resumo

O acervo do Centro de Memória resulta do trabalho de pesquisa que, desde 2010, é realizado pela Professo-ra Dra. Rubia-Mar Pinto. O Centro, desde então, recolhe e guarda documentos textuais, iconográficos, têxteis, e objetos tridimensionais que compõem o seu acervo hoje. Atualmente, contamos com aproximadamente 5.000 itens relacionados à memória e à história social do corpo, das práticas corporais e dos divertimentos que aconteceram na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia e no Esta-do de Goiás. O acervo possui documentos relativos à me-mória da educação física na UFG, desde a criação da Co-ordenação de Educação Física e Desporto (1979), até os projetos desenvolvidos pelos professores nos anos 2000. Trata-se de um acervo importante por preservar a memó-ria institucional da Faculdade de Educação Física e Dança, e consequentemente da UFG.

O CEMEHIS, por ocasião da organização da Exposição “Universidade em movimento. A história e o caminho até a FEFD” em 2023, contou com a colaboração voluntária das alunas da Museologia, supervisionadas pela Professora Ms. Bárbara Yanara. O grupo trabalhou no processo de hi-gienização, organização e documentação do acervo para sua disponibilização ao público na exposição e para usos futuros do material. Contamos ainda com a participação, também voluntária, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Profa. Dra. Carolina JubéProfessora Adjunta CEPAE/UFG. Vice-Coordenadora do Centro de Memória e História da Faculdade de Educação Física e Dança - CEMEHIS/FEFD/UFGExtensão em História (LEPEHIS/FH/UFG) sob a coordena-ção do Professor Dr. Raul Lanari. O grupo, com sua exper-tise, nos assessorou no tratamento, análise e guarda da documentação oficial da FEFD/UFG. Diante dessas ações conjuntas, o CEMEHIS se transformou em um projeto de extensão junto à UFG (PJ490-2023) e ainda aprimoramos nossas condições de salvaguarda desse importante ma-terial histórico da nossa Universidade.

Ainda temos muito trabalho para fazer, contudo, com as fontes organizadas, higienizadas e catalogadas, o CE-MEHIS se torna um lócus de estudo e debate permanente sobre a historicidade dos processos educativos que reca-íram sobre o corpo, a corporeidade, o esporte, a dança e os divertimentos em Goiás. E assim, com mais parcerias especializadas, podemos promover mais ações como es-sas, realizadas a partir das comemorações dos 35 anos da FEFD/UFG.APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃOHá 35 anos a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), da Universidade Federal de Goiás (UFG), vem se redesenhando e criando vínculos com a comu-nidade. A exposição, escancara os processos sócio-históricos que formataram sua identidade e sua memória. O conjunto de objetos e a narrativa apresentados se expressam no eixo tempo-ral que celebra e rememora o passado. Símbolos do devir, das relações sociais que configuraram sua existência social, os objetos do passado foram ressigni-ficados para adquirir um novo valor e significado no presente. Entre conquistas, acordos e disputas se desenham interpretações do passado e possibilidades de futuro. O devir dos significados anunciados pelos objetos é um dos propósitos do CE-MEHIS que, como Centro de Memória e História, visa não apenas a guarda e a documentação de objetos, mas, especialmente, veicular e interpretar as inten-ções e as lacunas da construção mnemônica e seus efeitos na sociedade. Convidamos vocês, leitoras(es), a conhecer um recorte da história da FEFD, através de uma narrativa museológica de representações e de busca de refe-rências no passado para a compreensão de nosso presente. Bárbara Yanara, museóloga e curadora da exposição.