Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar cinco décadas de Jogos Escolares Brasileiros e verificar se existe um modus operandi comum aos diferentes períodos deste evento. A técnica utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa documental. Foram selecionados boletins oficiais e regulamentos dos Jogos Escolares Brasileiros de 1969 a 2021. Este material foi obtido nas bibliotecas e sites do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil - COB, Centro Integrado de Educação Física do Distrito Federal - CIEF e Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE. Para análise dos documentos foi utilizada periodização dos Jogos Escolares Brasileiros em função das oscilações da política nacional e das unidades fonte de financiamento, organização, participação de entes públicos e privados, de representação e faixa etária. O modus operandi atual é fruto de variadas contribuições em diferentes épocas. Do esforço criativo e capacidade de articulação dos anos 70, das contribuições dos anos 80 que derivaram na criação dos Jogos dos Povos Indígenas e Paraolimpíadas Escolares, da aproximação com o Comitê Olímpico do Brasil nos anos 90, da reaproximação com o segmento escolar no início de 2000, de legislação específica para o financiamento perene dos jogos iniciado em 2005 e finalmente da organização do evento por entidade representativa do segmento escolar em 2021.

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