Resumo

O estudo aqui apresentado procura descrever como as crianças e as famílias percebem o fracasso escolar, sob o ponto de vista do processo de aprendizagem na classe especial. O objetivo desta investigação foi analisar como a criança dita com "problema de aprendizagem", percebe sua situação na escola e como a família se posiciona em relação ao fato da criança estar na classe especial. Foram entrevistadas neste estudo 34 crianças com "problemas de aprendizagem" assistidas em duas classes especiais, de duas escolas públicas de primeiro grau, em Vitória - E.S. e suas respectivas. O roteiro de entrevista das crianças contém 21 questões que abordam aspectos relacionados com a percepção das crianças em relação à classe regular freqüentada por elas, percepção de sua família e de sua classe atual (especial). O roteiro de entrevista das mães contém questões que abrangem aspectos de suas percepções com relação ao desenvolvimento da criança na escola, a caracterização do ambiente sócio-cultural e a identificação das perspectivas da família com relação à criança problema. Os resultados revelaram que a classe especial do ponto de vista das crianças, oferece um conteúdo fraco, com atividades "bobas", coordenadas por professores mais condescendentes; a permanência nesta sala leva à discriminação, provocando a vontade de estar na classe regular, uma vez que "classe especial é para criança fraca e com problemas". Do ponto de vista das mães, a classe especial é uma "alternativa" de permanência de seu filho na escola.

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