Classificação, Critérios de Seleção e Concepções dos Materiais Utilizados na Educação Física Escolar
Por José Francisco López Gil (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 257, 2019.
Resumo
Os recursos e materiais utilizados na área de Educação Física passaram por grandes transformações e diversificações nas últimas décadas, gerando controvérsias ao longo da história. Por esse motivo, coexistem numerosas classificações, que se traduzem em um dos males endêmicos da disciplina de Educação Física, a chamada confusão terminológica ou indeterminação semântica. No entanto, consideramos necessário ter noções sobre as diferentes classificações, critérios de seleção e concepções sobre o uso de materiais, para facilitar sua distinção pelo corpo docente de Educação Física; adaptando-o às características psicoevolutivas dos alunos, bem como às do ambiente. Este artigo tem como objetivo analisar as diferentes classificações de materiais, os critérios para sua seleção e as concepções existentes sobre seu uso, a fim de facilitar e melhorar a seleção de materiais e recursos utilizados pelos professores de Educação Física. No entanto, a importância reside no conhecimento de sua aplicabilidade, em relação aos elementos curriculares nos quais o professor deseja trabalhar.