Resumo

Nos níveis mais baixos do futebol no Brasil, uma das fontes de receita é a bilheteria o que leva à necessidade de identificar as motivações dos torcedores para ir aos estádios e apoiar seus times de futebol favoritos. A taxa de ocupação dos estádios brasileiros é menor do que em outras competições do mundo, o que denota a importância de se conhecer as configurações que mobilizam a presença da torcida no acompanhamento das partidas. O Brasil possui mais de 850 clubes de futebol profissional e apenas 128 desses times disputam uma das quatro divisões do campeonato nacional e estudos apontam para a importância dos campeonatos regionais no ecossistema do futebol brasileiro. Portanto, para esses campeonatos, é um desafio atrair o público para assistir aos jogos no estádio. Este trabalho teve como objetivo analisar comparativamente as partidas das primeiras divisões profissionais, divididos em 291 jogos do Módulo I e 332 jogos do Módulo II, do Campeonato Mineiro entre 2015 e 2018, buscando compreender em quais combinações de fatores o público está presente nos estádios. Esta pesquisa encontrou uma combinação de fatores por meio da Análise de Coincidência que implica na importância das equipes de alto escalão, atuando em partidas como visitante, na atração do público aos estádios para assistir ao Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol. Também encontrou condições minimamente suficientes que mostraram a importância do fator rivalidade e fatores relacionados ao desempenho na causa de uma boa taxa de ocupação do estádio do Módulo II do campeonato estadual

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