Resumo

 A formação inicial de professores de Educação Física tem tratado a saúde de forma biológica e reducionista, centrada no desempenho físico e prevenção de doenças, limitando uma compreensão crítica. OBJETIVO: Analisar as competências e habilidades desenvolvidas no currículo da Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE), identificando lacunas e potencialidades para o trato da saúde nas escolas. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, baseada em revisão narrativa da literatura e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Foram consultadas SciELO e Google Acadêmico com os descritores "Educação Física Escolar", "Formação de Professor" e "Promoção da Saúde". Artigos e documentos relevantes foram selecionados e analisados criticamente conforme os objetivos. RESULTADOS: A análise mostrou que, embora o PPC inclua disciplinas voltadas à promoção da saúde, como "Educação Física e Aspectos da Saúde na Escola" e "Promoção da Saúde e Estilo de Vida Saudável", estas eram optativas e pouco ofertadas, fragilizando a formação crítica e interdisciplinar dos futuros docentes. Os estudos revisados reforçam a necessidade de superar a concepção reducionista e seu viés quase exclusivo da saúde, apontando a importância de abordagens como a Salutogênese e a Literacia para a Saúde, capazes de qualificar o Programa Saúde na Escola (PSE), ainda limitado. Esses conceitos ampliam a compreensão dos determinantes sociais e incentivam práticas pedagógicas reflexivas. Após a realização deste trabalho, as disciplinas foram reinseridas no currículo da ESEF/UPE, representando avanço na expansão da temática no curso de Licenciatura. CONCLUSÃO: Integrar conteúdos obrigatórios sobre saúde na formação inicial é indispensável, superando a restrição a componentes opcionais. A incorporação de conceitos como a Salutogênese e a Literacia para a Saúde, articulados a políticas como o PSE, pode consolidar uma formação crítica e transformar a abordagem da saúde nas escolas, promovendo qualidade de vida e cidadania.

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