Resumo

 distanciamento social pode ter influenciado nos níveis de atividade física (NAF) e no comportamento sedentário (CS) de muitas pessoas durante a pandemia da CoViD-19, inclusive em estudantes de Educação Física.

Objetivo: Avaliar o NAF e o tempo de CS nos meses de janeiro a abril ano de 2021 e examinar a presença de fatores de risco cardiometabólicos para CoViD-19 em discentes de Educação Física da UFJF-GV, durante a pandemia do novo Coronavírus.

Métodos: Foram coletados dados sociodemográficos, tempo de CS (Sedentary Behavior Questionnaire) e NAF (versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física). A comparação entre os participantes (mulheres vs. homens) foi realizada pelo teste Mann-Whitney, Qui-quadrado ou teste exato de Fisher e foi considerado significativo p ≤ 0,05.

Resultados: Dos 183 discentes matriculados no curso, foram obtidas 102 respostas, 62 (60,8%) homens, mediana de idade de 22 anos e 6º período da graduação (1º – 9º). Um discente (1%) relatou ser diabético, dois (1,9%) hipertensos e quatro (3,9%) dislipidêmicos. O tempo mediano de CS semanal da amostra foi de 1.253 minutos com destaque para o tempo (2 a 6 horas/dia) em uso de computadores e aparelho celular em 79 (77,4%) e 93 (91,1%) discentes, respectivamente. Ainda, 70 (68,6%) participantes foram classificados como fisicamente ativos. Mesmo os classificados como fisicamente ativos apresentaram elevado tempo de CS.

Conclusão: Os resultados desse trabalho indicam que, durante a pandemia, ainda que os discentes do curso de Educação Física sejam fisicamente ativos, o tempo de CS é elevado.

Acessar