Comportamento sedentário no Curso de Educação Física e sua relação com a renda familiar
Por Clara Nunes de Oliveira Santos (Autor), Patrícia da Conceição Rocha Rabelo (Autor), Hugo César Martins Costa (Autor), Amanda Paula Fernandes (Autor), Marcos Gonçalves Maciel (Autor), Lana Claudinez dos Santos (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O tempo gasto em comportamento sedentário (CS), caracterizado por atividades com gasto energético inferior 1,5 MET, é atribuído a vários desfechos negativos a saúde, sendo influenciado por inúmeros determinantes sociais, como inserção no ambiente acadêmico e parâmetros socioeconômicos. OBJETIVO: Investigar se o período do curso de Educação Física e a renda familiar interfere no tempo gasto em CS de estudantes do curso de Educação Física. MÉTODOS: Participaram 132 alunos do curso de Educação Física de uma universidade privada do Sudeste que responderam a um questionário online contendo perguntas sobre renda familiar e tempo em CS durante a semana e final de semana. Eles foram divididos em: início (primeiro a quarto período) e final do curso (quinto ao oitavo período). Em relação a renda, os participantes foram classificados em classe 1 (renda > R$8100,00) e classe 2 (renda < R$8100,00). Os dados foram analisados através da ANOVA two-way e post-hoc Student-Newman-Keuls, adotando-se p<0,05. RESULTADOS: A idade foi de 21,3 ± 5,0 anos, com predominância do sexo masculino (70,5%), sendo 74 alunos do início do curso e 58 do final. O tempo gasto em CS durante a semana foi maior no início (6,5 ± 0,4 horas) do curso quando comparado ao final (4,8 ± 0,4 horas) (p =0,002) e não foi influenciado pela renda familiar (início do curso: 48 alunos da classe 2 e 26 da classe 1; final do curso: 34 alunos da classe 2 e 24 da classe 1). CONCLUSÃO: Os resultados do presente estudo mostram que ao longo do curso de EF, os alunos diminuem o tempo em CS durante a semana, o que pode ser decorrente de demandas mais práticas do próprio curso nos períodos finais, como estágio e disciplinas mais práticas, assim como conhecimento adquirido acerca dos efeitos deletérios do CS.